Gastronomia etc.

Restaurante Pérgula reabre em grande estilo e cheio de brasilidade

Para alegria de cariocas e turistas o restaurante Pérgula reabriu após meses de reforma, ou melhor, reestruturação completa.

Com um investimento total de R$ 8,3 milhões, o restaurante Pérgula, que fica a beira da piscina do Hotel Belmond Copacabana Palace (que também passou por recente reforma), reabre cheio de novidades que vão desde o ambiente que recebe novo conceito, ao cardápio assinado pelo Chef Filipe Rizzato com saborosas e criativas opções que mesclam toques mediterrâneos e brasileiros.

A decoração contemporânea trouxe muito frescor, o que tornou o ambiente ainda mais acolhedor e despojado. A proposta é tornar o restaurante a mais desejada opção para os cariocas e visitantes degustarem boa comida em um lugar icônico como o “Copa”.

As novidades não param por aqui, a Pérgula ganhou também uma cozinha de ponta e uma “show kitchen” integrada com o salão, onde os comensais poderão interagir com o chef Filipe Rizzato, além de acompanhar o preparo e a primorosa finalização de pratos. A churrasqueira a brasa é outro grande destaque nesta nova versão da Pérgula que trará muito mais sabor aos grelhados. Voltada de frente a ela encontramos também uma convidativa “family table”, uma mesa de madeira de quatro toneladas, que acomoda de oito a doze pessoas para reunir grupos maiores, como em comemorações, por exemplo.

O chef trouxe a proposta de fazer cardápios sazonais, priorizando produtos nacionais, frescos e saudáveis. No período de obras do restaurante, Filipe Rizzato foi para a Inglaterra realizar pesquisas e trabalhar em alguns bons restaurantes do país para se aprimorar ainda mais.

Algumas das apostas do chef são a surpreendente “salada de rúcula, queijo de ovelha e figos caramelados ao balsâmico” e as suculentas “vieiras grelhadas, feijões, creme de abóbora, farofa de castanhas e maracujá”, como entradas. Destaco também a salada de quinoa, legumes e ovo perfeito que estava primorosa. Se você é como eu e adora um bom risoto, não pode deixar de experimentar o Risoto de beterraba com queijo de cabra e agrião. Já nos pratos principais, o “polvo grelhado, batatas ao murro e molho romesco”, o “Paillard de mignon com purê de cará, Parma crocante e salada de folhas” e o suculento “Bife ancho Angus, feijão cavalo, farofa de biju e arroz basmati” são opções muito saborosas que certamente irão cair no gosto de todos. E para coroar, o chef pâtissier do hotel, Itamar Araújo, preparou opções de sobremesas divinas. Entre elas, estão os leves “ovos nevados”, que acompanham frutas vermelhas e mousse de mel e o “cacau de chocolate”, com sorbet de cupuaçu e chocolate brasileiro 66%, este certamente merece aplausos, tamanha a delicadeza e sabor.

Se você está buscando um refúgio para bebericar alguns drinques com tranquilidade, pode ficar feliz, logo na entrada do restaurante Pérgula o chef de bares do Belmond Copacabana Palace, Rodrigo Mello, preparou uma nova carta exclusiva para a reabertura da Pérgula. Os destaques são o “Cotidiano” feito com rum Zacapa 23, chá mate, canela e café, e o “Plenitude Fizz”, drink bem leve feito com vodka Belvedere, shrub de abacaxi, licor St. Germain e alecrim.

O tradicional brunch aos domingos segue recebendo os clientes com espumante, ostras frescas e camarões logo na chegada. As novas estações de ceviche, risoto e grelhados são acompanhadas por saladas variadas, pães produzidos na boulangerie do hotel e outras delícias.

Área externa da Pérgula | Foto: Jayme Drummond

A piscina, que também passou por reformas durante o inverno, ganhou um novo mobiliário, paisagismo de Burle Marx e um “Pool Bar”. A ideia é oferecer aos hóspedes e passantes opções de tapas e drinks para aproveitar a vista. Nas noites de quinta a domingo o local promete animar com DJs convidados.

Pool Bar | Foto: Jayme Drummond

Curiosidade
Um lugar muito especial para o hotel e seus hóspedes, a Pérgula foi palco de grandes encontros desde que abriu em 1949. Figuras da sociedade brasileira e personalidades internacionais já passaram por lá. Foi sentado na varanda do restaurante que Walt Disney se inspirou e criou o famoso personagem Zé Carioca, ao lado do amigo Jorginho Guinle.

Belmond Copacabana Palace – Av. Atlântica nº 1702, Copacabana.
Telefone: (21) 2548-7070
Horários de funcionamento: Pérgula
Café da manhã: Segunda à sexta – 6h30 às 10:30h / Sábados, domingos e feriados – 7h às 11h
Almoço: Segunda a Sábado – 12h às 17h
Brunch: Domingos – 13h às 16h
Jantar: Domingo a quarta – 18h à 00h / Quinta a Sábado – 18h às 02h (cozinha fecha à 0h)
Horários de funcionamento: Pool Bar / Bar da Piscina
Domingo a quarta de 12h às 19h (exceto domingo que abre às 10h)
Quinta a Sábado de 10h à 0h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *