Gastronomia etc.

Destinos preferidos para quem aprecia o melhor da gastronomia

Viajar é mais do que ver. É também sentir, cheirar, ouvir e, claro, degustar. Dependendo do destino para onde se vai, os pratos podem agregar mais conhecimento, já que em cada região há frutas, legumes e especiarias típicas. Se há lugares que atraem os turistas pelas praias, certamente existem países que dão água na boca. Confira sete opções e comece a se preparar.

preparando a salada

Lisboa – Portugal

Lisboa é repleta de história, passeios culturais e belas paisagens. Quando o assunto é gastronomia, além do mundialmente conhecido pastel do bairro de Belém, há restaurantes para todos os gostos e bolsos. Os melhores restaurantes estão localizados na avenida da Liberdade, conhecida como a Champs Eliseés dos portugueses. Para quem é apaixonado por doces, a dica é ir até a vizinha Sintra para apreciar as docerias, onde castelos ajudam a compor o charmoso visual.

Catânia – Itália

Localizada na Sicília, região em que se acreditar ter a melhor culinária da Itália, Catânia é um fantástico lugar para incluir em um roteiro pela Europa. As pastas dominam os restaurantes, assim como na maioria das cidades italianas. Um bom exemplo disso é a Pasta alla Norma, feita com molho de berinjelas fritas, manjericão, tomate e cobertura de ricota ralada. Na cidade, também são populares as sardinhas à beccafico, que consiste em sardinhas abertas e recheadas com farinha de rosca, uvas passas, anchovas, pinhões, empanadas e fritas.

Buenos Aires – Argentina

A Argentina é o destino ideal dos amantes de carnes, principalmente se for em um restaurante luxuoso. Além de possuir uma das melhores infraestruturas da América do Sul, Buenos Aires conta com excelentes restaurantes que disponibilizam, entre outras delícias, empanadas quentinhas, bife ancho, chorizo, medialunas e, claro, bons vinhos.

Quem quiser desbravar ainda mais o universo dos vinhos, tão populares no país, deve incluir no roteiro uma passada por Mendoza, onde estão concentradas as principais vinícolas argentinas.

Edimburgo – Escócia

A Escócia não costuma estar no roteiro de todos os viajantes que vão para a Europa, mas deveria. A capital Edimburgo tem dezenas de ruas charmosas e restaurantes intimistas, como o Ecco Vino, onde os cozinheiros preparam os pratos de frente para os fregueses. Entre as especialidades do país estão o haggis, feito com bucho de cordeiro recheado com vísceras. Além de restaurantes com o melhor da culinária local, Edimburgo também tem se destacado pela diversidade gastronômica que oferece aos moradores e visitantes.

Cidade do Cabo – África do Sul

Porta de entrada para conhecer a África do Sul, a Cidade do Cabo tem diversos restaurantes entre os melhores do mundo. Quando o assunto é gastronomia, a rua mais famosa é a Long Street. Lá o visitante encontra diversos restaurantes de várias nacionalidades, como o Masala Dosa, e ótimas opções para apreciar um pouco da vasta comida africana, como o Zula.

Barcelona – Espanha

Como era de se esperar de uma cidade tão cosmopolita, Barcelona tem ganhado destaque da imprensa mundial pelo seu apreço à gastronomia. Um dos destaques da cidade é o restaurante El Bulli, que já foi eleito o melhor do mundo. Para quem aprecia novos sabores e temperos, vale a pena visitar o mercado popular La Boqueria, onde há frutas, carnes, vinho e serve como um tour quase obrigatório.

Paris – França

A gastronomia francesa está presente no mundo todo e não é para menos. A preocupação dos franceses com as combinações e sabores é realmente grande. Atualmente, na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, cinco são franceses, sendo que quatro estão na capital. São diversos os pratos que compõem o dia a dia parisiense, entre eles: pain au chocolate; fallafel, que apesar de não ser francês está presente em muitos restaurantes do país; macarrons; crème brûlée e vinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *