Variedades & Tecnologia

O Rio de Janeiro e sua história

Antes da descoberta do Rio de Janeiro, já existia há milhares de anos no local uma grande tribo de indígenas tupinambás e goitacás, mas foi apenas em 1502 que a cidade foi “descoberta” e colonizada. Em 1º de Janeiro de 1502, os portugueses chegaram e deram o nome “Rio de Janeiro”, pois acreditavam que a Baía de Guanabara era um imenso rio que foi descoberto em janeiro. Porém, entre 1555 e 1567 colonos franceses desembarcaram na Baía desencadeando uma série de conflitos sobre quem colonizaria aquela cidade. Com medo de novos problemas e querendo evitar a posse francesa, Estácio de Sá fundou, em 1565 a cidade do Rio de Janeiro, constituindo a Capitania Real do Rio de Janeiro e garantindo, assim, a posse portuguesa no dia 1º de Março.

Gravuras Rio antigo

Mais tarde, formou-se na Baía de Guanabara uma região portuária e comercial, pela sua boa localização e por isso, no Século XVII fortalecia-se a produção de açúcar e ampliava-se a exportação a Lisboa. Além do açúcar outros grandes itens de exportação eram, principalmente, o tabaco e a pesca de baleias, que mais tarde traria um aumento de impostos na região. De 1635 a 1645, o açúcar começou a sofrer baixas, principalmente devido aos conflitos com os Holandeses que chegavam à Pernambuco e pela proibição da fabricação e venda da cachaça, resultando, em 1660, na Revolta da Cachaça.

Gravuras Rio antigo 1

O porto do Rio prosperou e enriqueceu após a descoberta de minas de ouro em Minas Gerais e com isto, instalou-se uma casa de fundição em 1698 impulsionando a exportação de ouro e diamantes. Por este motivo, em 1763 a cidade do Rio tornou-se a sede do Vice Reino do Brasil e a Capital da Colônia, título que se manteria até 1960. Em 1808, a Família Real Portuguesa instalou-se no Rio e com isso a cidade foi beneficiada com um grande número de construções, desde hospitais, faculdades (principalmente de Medicina), quartéis, igrejas, bancos, escolas de arte, entre outros. A proclamação da República foi realizada no próprio Rio, na Praça da Aclamação atual Praça da República. Teve seu período de esplendor entre 1920 e 1950 quando um grande número de turistas se interessou pela cidade e foi visitá-la.

Gravuras Rio antigo 2

Gravuras Rio antigo 03

Curiosidades

Como toda cidade, o Rio de Janeiro possui uma História cheia de curiosidades!

  • Dizem que “Copacabana” significa na língua “Quíchua”: Mirante Azul
  • De acordo com a Consultoria Euromonitor International o Rio de Janeiro é um dos destinos mais desejados e procurados pelo Hemisfério Sul
  • Em 2009 foi eleita a “Cidade Mais Feliz do Mundo” pela Revista Forbes
  • Existe uma rocha em Marte que foi batizada de Pão de Açúcar
  • O Cristo Redentor é uma das 7 maravilhas do Mundo
  • Na Baía de Guanabara têm cerca de 100 ilhas
  • A extensão do Litoral carioca têm 636 km.

Ipanema

Você pode encontrar outras informações complementares nas sugestões abaixo. Confira!!

48 horas pelas belezas imperdíveis do Rio de Janeiro

Vamos aproveitar as coisas simples que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer?

Rio de Janeiro, o que não falta são opções legais para visitar

Um passeio pelo Parque Nacional da Tijuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *