Barbados investe em ecologia e sustentabilidade

Barbados é uma ilha no Caribe exemplar quando falamos em turismo sustentável. A preocupação com as tartarugas marinhas, por exemplo, faz parte da cultura local. Existem três espécies principais presentes no país, como a tartaruga verde e a tartaruga-de-pente, as mais avistadas, e a tartaruga-de-couro, que raramente aparece na costa barbadiana. São aproximadamente 80 tartarugas-de-pente que chegam às praias a cada ano. Cada uma delas vai colocar cerca de impressionantes 750 ovos em uma única temporada. Os ninhos normalmente são formados entre maio e outubro e os animais retornam a cada 2-4 anos para desovar na mesma praia em que nasceram.

tartarugas marinhas

A recepção de alguns hotéis, inclusive, avisa aos hóspedes quando as tartarugas estão desovando. Os turistas podem assistir e ajudar os recém-nascidos em seu longo caminho até o mar, protegendo-os de predadores.

No entanto, de forma geral os cuidados com o meio ambiente vão além. Alguns hotéis, por exemplo, estão unidos e muito preocupados com a preservação ambiental e se comprometem a atender aos padrões internacionais relacionados a isso. Desta forma, identificam alguns aspectos que poderiam ser melhorados, como o uso racional de água e energia e uso de materiais de limpeza biodegradáveis. Produtos locais sustentáveis também são a primeira opção na hora da compra. Tudo isso é feito de forma a minimizar os impactos sobre a comunidade e o meio ambiente.

Este aliás é um dos grandes motivos de preocupação nos hotéis do mundo inteiro. Através de pequenas pílulas de conscientização ambiental, vamos evidenciando que não se trata de um modismo ou de uma preocupação descabida com o cuidado com o meio ambiente. Cabe a todos nós reforçarmos ações a cada dia mais eficazes e simples de incorporar ao nosso dia a dia também. Por que não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *