Dicas & Destinos

A Florença medieval que você precisa conhecer

Esta semana tivemos muita procura e consequentemente muitas perguntas sobre cidades e vilas medievais na Europa e isso nos inspirou a falar um pouco sobre a Itália onde não faltam opções de cidades medievais para conhecer. Uma delas é a cidade de Florença, na Toscana.

Segundo muitas pessoas costumam falar, estar na Toscana é mais que uma experiência única e a bela cidade de Florença é uma prova de que movimentos inovadores e acontecimentos históricos não precisam ocorrer em grandes e abarrotados centros urbanos. Prova disso é o fato da cidade ser considerada como o berço do Renascimento que muitos já ouviram falar. O Renascimento foi um movimento onde houve uma profunda busca e interesse ao saber e à cultura. Muitos comerciantes usaram seus recursos para patrocinar jovens artistas e estimular cada vez mais o conhecimento. Você sabia que na Florença existe uma quantidade gigantesca de museus e centros culturais que chega a ser um pouco desproporcional para uma cidade tão pequena? Talvez por esta razão que alguns guias na região priorizem pelo cruzamento de perfis dos turistas na hora de organizar um bom roteiro. Mas voltemos ao passeio medieval

Observar o centro histórico de Florença da janela do avião é um verdadeiro sopro de otimismo a qualquer apaixonado por história e cultura que se aventura por viajar pela singular região da Toscana.

Florence,Italy

Embora seja uma cidade pequena, Florença está longe daquele estereótipo de micro vila ou aldeia medieval deserta e de vida muito devagar. Aliás, este é um erro que muitas pessoas acabam cometendo não por ignorância, mas sim por estar muito distante de qualquer realidade nossa aqui no Brasil. O termo medieval se dá devido ao período histórico europeu que corresponde ao intermédio entre os séculos V e XV. É nada mais que uma divisão histórica entre a antiguidade e a idade moderna. Nesta época, ainda nem havíamos sido descobertos e tampouco tínhamos nossas características como uma nação. Apesar de pequena, portanto, Florença conserva seu belo casario às margens do Arno, com suas pontes poéticas, suas cúpulas ornamentadas, suas praças, parques e igrejas.

Tradições Medievais

Você pode estar se perguntando se ainda existem algumas tradições medievais em cidades que se destacaram mais devido ao grande volume de turistas e devido à grande concentração de fatos e monumentos históricos na região e a resposta é sim. Florença ainda preserva algumas festas medievais como por exemplo, Scoppio del Carro que acontece na Páscoa desde o século XI. Outra grande festividade mantida até hoje é o Maggio Musicale Fiorentino, a Festa Del Grillo, a Riflona, o Festival Del Giacattolo d’epoca (recheado de manifestações folclóricas e culturais) entre várias outras festas.

Com cerca de quarenta por cento de todo acervo artístico da Itália, Florença é um verdadeiro tesouro que você precisa conhecer e degustar delicadamente. Ops!! Eu escrevi “degustar”?? Ah, isso é papo para nossa próxima viagem à Toscana.

Florença

No site www.passeiosnatoscana.com você encontra excelentes profissionais que poderão te acompanhar durante sua viagem pela região e o melhor, com profissionais falando em português e com um atendimento totalmente exclusivo e diferenciado. No Tour Medieval Completo, você faz um passeio pela parte antiga da cidade, apreciando as casas-torre medievais visitando o Museu de Palazzo Davanzati, que é a Casa Fiorentina Antiga, conhece como era uma casa medieval, cozinha, quartos, etc. E ainda, conhece as Igrejas de São Miniato, Santa Cruz, Orsamichele e Santa Trinita, onde você encontrará não só afresco, mas também algumas obras de arte que mostram uma interessante visão de como era a Florença Medieval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *