Descubra Portugal

Unesco reconhece Fortificações de Elvas, em Portugal, como Patrimônio Mundial

Julho é um mês particularmente muito feliz para nossos amigos portugueses, já no último dia 19 de julho, a cidade de Elvas, no Alentejo, em Portugal, recebeu oficialmente a marca de Patrimônio Mundial pela UNESCO, por seus belíssimos conjuntos de fortificações datadas do século XVII a XIX. Entre os monumentos reconhecidos estão as Muralhas Seiscentistas de Elvas (século VXII), o Aqueduto de Amoreira (século VXII), os Fortes de Santa Luzia (século VXII) e de Nossa Senhora da Graça (século VXIII), os fortins de Santo Domingos, São Pedro e de São Mamede (século XIX) e o Centro Histórico da antiga praça-forte de Elvas.

C_M_ELVAS

Cidade-fortaleza ou Rainha da Fronteira, como é chamada pelos portugueses, Elvas foi disputada pelos árabes e cartaginenses até 1229, quando foi definitivamente reconquistada por D. Sancho II. Com saída estratégica para o oceano Atlântico e fronteira ao leste com a Espanha, suas fortificações terrestres, em formato de estrela, com impressionante extensão de até dez quilômetros, remetem ao cenário das grandes batalhas bárbaras de produções cinematográficas milionárias. Mais que uma fortificação, um verdadeiro berço de história.

Por onde se anda em Elvas é impossível não notar a cultura militar que se faz presente em tudo. Do nome de suas ruas, como Rua do Quartel e Rua da Cadeira, passando pelo cinema, ainda hoje instalado em um gabinete do século XIX, é próximo à região central da cidade, por exemplo, que está o Aqueduto da Amoreira. Um contraforte de pedra, com 31 metros de altura e cerca de oito quilômetros de extensão, elevado entre 1498 e 1622, para conduzir água até Elvas.

Mas, é o Forte de Nossa Senhora da Graça ou de Lippe (em homenagem ao Marechal Wilhelm von Schaumburg-Lippe, em 1793) que confere à cidade a sua importância estratégica e militar do passado. Posicionado a um quilômetro do centro de Elvas, sobre o chamado Monte da Graça, compõem o forte uma capela e a Casa do Governador elevadas em uma torre central circular, de arquitetura robusta, simétrica, acabada por jogos de linhas volumosas e cômodos internos espaçosos, cercadas por muralhas dispostas em formato quadrangular e completadas por baluartes pentagonais nos vértices.

Você sabia que entre as inúmeras batalhas travadas na região contra a invasão de estrangeiros, o Forte de Nossa Senhora da Graça foi o principal ponto de apoio das tropas portuguesas e definitivamente eternizado nos livros de história no contexto da Guerra da Restauração contra os espanhóis, em 1658 e 1659, e durante as Invasões Francesas, entre 1810 e 1812, cuja base do exército contou ainda com o Forte de Santa Luzia, construído no século XVII (atual sede do Museu Militar de Elvas)?

A cidade de Elvas pertence ao distrito de Portalegre, na parte sul do Alentejo. Um dos fatores considerados para a eleição foram os trabalhos de requalificação, preservação, reutilização e revitalização realizada continuamente pelo município há 19 anos.

Elvas

Como resultado, Elvas passa a entrar definitivamente para o roteiro de monumentos históricos no mundo, relevantes para a formação política, geográfica e social da humanidade, preservado e rico em cultura. O acesso a cidade de Elvas é muito simples, podendo ser feito por carro ou ônibus, partindo de Lisboa, em até 2h30. Vale muito uma visita e o cartão de memória da sua máquina fotográfica com bastante espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *