Dicas & Destinos

As diferentes formas de visitar Paris


Paris é uma cidade reconhecidamente charmosa, iluminada e repleta de cultura. Isso é fato. O que muita gente não sabe, é que há muito mais a visitar do que o trio “Louvre, Tour Eiffel e Notre Dame”.

 

Paris Embarque na Viagem

 

Uma das opções mais simples é conhecer a Cidade Luz acompanhado por um guia. Que prazer é conhecer o patrimônio de Paris deixando-se guiar por uma pessoa que lhe conta sobre os grandes momentos e os detalhes da história em sua língua! Mas não é qualquer um que poderá ser seu guia, nada disso. As profissões de guia-palestrante e guia-intérprete são regulamentadas desde julho de 1992. Nas visitas a museus, monumentos e castelos, apenas os guias credenciados são autorizados a acompanhá-lo.

Existem alguns passeios que são bastante específicos. Você sabia? Pensando nisso, separei alguns para você conhecer um pouquinho mais e quem sabe, na sua próxima viagem á Paris, aproveitar melhor a cidade luz.

Paris para todos
Todas as pessoas portadoras de deficiência física, seja auditiva, motora ou outra, podem aproveitar Paris em passeios organizados especialmente para elas: visitas guiadas em linguagem dos sinais, passeios a pé com acompanhante para os deficientes visuais, itinerários de cadeira de rodas, percursos sensoriais nos parques e jardins entre outros. Algumas companhias de cruzeiros no Sena adaptaram suas embarcações para receber pessoas com mobilidade reduzida e museus como o Louvre, desenvolvem um programa específico de atividades – galeria tátil, documentos em braile e ateliê de croquis para deficientes mentais. O selo “Tourisme & Handicap“, criado em 2001, assinala os lugares acessíveis aos portadores dos diferentes tipos de deficiência.

Passeios Urbanos
Organizados pela associação Les Promenades Urbaines, esses passeios pelas ruas de Paris existem para os turistas que desejam conhecer a cidade e sua arquitetura com a ajuda de diferentes especialistas: arquitetos, urbanistas, historiadores ou simples parisienses apaixonados por seu bairro. Limitados ao número de trinta pessoas, esses passeios acontecem em média três vezes por mês e oferecem aos visitantes uma nova visão, mais aguçada, da capital. Enquanto isso, os Walking Art Tours da Art Process permitem descobrir o melhor da criação contemporânea sobre o palco parisiense. Todos os meses, um bairro é selecionado e o passeio termina com um aperitivo para conversar sobre as impressões.

Ça se Visite propõe visitas por bairros, de Belleville até la Villette, ou ainda rallies de descoberta, ilustrando as temáticas levantadas por cada um dos territórios atravessados, descobrindo um pouco mais sobre economia, o urbanismo, os lazeres, as relações de vizinhança, a imigração, os comércios, a vida política ou ainda a delinquência… e isto no intuito de oferecer uma visita ainda mais autêntica.

Association Paris par rues méconnues – www.paris-prm.com

Ça se visite – www.ca-se-visite.fr

Les Promenades urbaines – www.promenades-urbaines.com

Art Walk-Art Process – www.art-process.com

Visitas guiadas para famílias e crianças.
Você vai viajar em família? Então, por que não aproveitar sua visita a Paris para oferecer a seus filhos um passeio especialmente organizado para eles? Com duração de uma ou duas horas, em francês, inglês, alemão ou espanhol, essas visitas pedagógicas a museus, monumentos e bairros mostram às crianças a capital e seus segredos de um jeito divertido! Os pais são convidados a acompanhar as crianças e não podem perder o passeio. Conheça um pouco mais do Paris d’enfants no site.

Catacumbas

Que tal conhecer uma Paris mais estranha?
A história de Paris é indissociável de seus mistérios e de seus segredos extremamente bem guardados por certas instituições. As Catacumbas, o Museu dos Esgotos de Paris, os Cemitérios de Père-Lachaise ou de Montmartre são sua memória mais distante e merecem sem dúvida uma visita. O Sub-solo do metrô parisiense também reserva boas surpresas: entre estações fantasmas ou desativadas e sinalizações de época, as visitas são organizadas pela RATP  ou pela Exurbis. Encontre outras informações bem legais acessando também: Les CatacombesLe Père-Lachaise e Musée des Égouts de Paris.

Choppin Paris

Paris obviamente tem muita coisa para descobrir e você certamente irá ler muita coisa por aqui. Hoje foi só um aperitivo para te deixar com água na boca. Até a próxima!!

Matéria extraída da minha Coluna de Turismo no Site O Repórter.com publicada todas as quintas-feiras.

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *