Gastronomia etc.

Gastronomia de Aruba

ESCOLHAS INFINITAS REFLETEM O CASO DE AMOR DE ARUBA COM A COMIDA

Aruba Tourism Authority

 

Como uma expressão tanto do prazer pela vida quanto da família, a comida sempre desempenhou um papel central em Aruba, onde até nas casas mais modestas, refeições são preparadas com aprumo e feriados e ocasiões especiais são marcados por uma enorme cornucópia de especialidades da ilha. Hoje, enquanto a família arubana se expande para incluir seus muitos visitantes do mundo todo, as tradições da ilha persistem ao lado de uma coleção de prazeres culinários internacionais.

 

Historicamente arubano

 

Os primeiros habitantes dessa pequena ilha paradisíaca chegaram há mais de 4.000 anos, encontrando seu principal sustento no mar. Hoje, os frutos do mar ainda reinam como alimento básico da dieta arubana. Seja grelhado, tostado, assado ou frito, o prato nacional de Aruba não pode ser outro que não o “peixe do dia” – normalmente barracuda, garoupa e peixe vermelho, que podem ser encontrados nas águas de Aruba durante todo o ano, e wahoo, mahi mahi e atum, entre outros, pescados – em molho creolo de caldo, ervas frescas e vegetais picados. Os melhores e mais frescos pratos de frutos do mar vêm de fontes modestas, restaurantes em pequenas ruas de vizinhanças residenciais e vilarejos pesqueiros que têm longas histórias de pescadores. Peixe fresco é ainda trazido pelos Pescadores locais, trabalhando em seus modestos “boto di piscado” ou barco de pesca. Os pratos criados incluem keri-keri (peixe em pedaços com vegetais picados, condimentos e ervas, como curry e “yerb’I hole”, um tipo local de manjericão; “balchi di pisca” (bolinhos de peixe) ou o favorito “prato arubano” de peixe fresco com molho creolo. Refeições tradicionais são acompanhadas por arroz, pan bati (espécie de panqueca com fubá) or funchi (polenta) e são provavelmente melhor apreciadas com a cerveja local, Balashi.

Aruba Tourism Authority

 

Outros favoritos do menu arubano incluem uma variedade de cozidos, seja cabrito, carne bovina ou vegetais. Cozidos e sopas, como a de quiabo, são frequentemente preparados como pratos principais no almoço.

 

Há algum tempo, quando a economia de Aruba era baseada na agricultura, trabalhadores de fazendas ou plantações de maishi rabo (sorgo), bonchi (favas) ou pampuna (abóbora) logicamente reservavam os períodos mais quentes do dia para descansar e faziam sua refeição principal por volta do meio-dia, seguida de descanso na sombra de uma árvore kwihi.

 

Datas comemorativas normalmente ofereciam a oportunidade para que os dotes culinários das matriarcas brilhassem. Como também acontece nos dias de hoje, o Natal, a Páscoa e o Ano Novo eram ocasiões em que as famílias se uniam para compartilhar refeições, normalmente compostas de cozidos, sopas e bolos doces. Ingredientes locais combinados com produtos importados, como queijos holandeses, levaram à criação de pratos como o “Keshi Yena”, que significa literalmente “recheado de queijo”, ao lado de comidas tradicionais como cozido de peixe.

 

Ocasiões especiais

 

Ocasiões como batismos, comunhões, casamentos e até funerais continuam hoje sendo grandes eventos com suas próprias tradições culinárias. Casamentos arubanos modernos ainda envolvem os tradicionais bolos, incluindo o “bolo preto”, feito de frutas. Depois de funerais, as pessoas tradicionalmente se reunem na casa da família, recepcionados às vezes por doses de gim ou licor coecoei. Menos comum hoje é servir “chuculati pinda”, uma bebida quente de amendoim que, apesar do nome, não tem chocolate, mas já foi o alimento básico do “ocho dia”, período de oito dias de luto.

 

Cozinha internacional com toque de Aruba

 

Construído a partir dos pratos humildes da culinária arubana tradicional, um menu cosmopolita emergiu e está pronto para agradar a qualquer paladar. Aruba agora oferece uma variedade de pratos que vão desde a refeição simples até uma experiência sofisticada, em locais que variam de restaurantes elegantes, com um quê do Velho Mundo, até lugares animados ao ar livre. Comer à mesa de Aruba é uma exploração de culturas, com influências francesas, italianas, japonesas, argentinas, americanas e indianas, entre outras, dão seu toque particular a uma noite comendo fora. Muitas vezes, a atitude despojada da ilha precedeu as tendências de fusion food, com o melhor da Europa, América e Ásia resultando em pratos deliciosos com um toque arubano e caribenho. Vinhos de cada uma das regiões produtoras do mundo são abundantes na ilha e acompanham iguarias que vão desde sashimi de atum a galinha recheada e de churrasco a garoupa pescada na ilha e preparada à moda do chef. As diferentes opções culinárias são resultado da presença de pessoas de todos os lugares do mundo que Aruba atraiu ao longo de sua história, incluindo verdadeiros gastrônomos e chefs internacionais, que ajudaram a criar o bufê arubano de delícias gastronômicas.

 

Você pode encontrar outras informações nos links abaixo:

Os brasileiros descobriram Aruba

Aruba: uma ilha fácil de se apaixonar

Aruba revelada em sua arte e tradições

Dados importantes sobre Aruba

Um pouco da história do papiamento

Aruba para Família, Lua de mel e Aventura. Sim, é verdade!!

As 10 melhores razões que fizeram de Aruba a escolha de um milhão de turistas

 

Proteção ao Viajar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *