Dicas & Destinos

Parabéns Paraty – 345 anos

Paraty é um dos lugares mais belos do litoral brasileiro, além do carisma do povo paratiense, a cidade oferece uma das maiores experiências turísticas pela combinação única de atrativos. Ilhas paradisíacas, praias irretocáveis, montanhas com cachoeiras e todo o charme da arquitetura colonial do Centro Histórico. Além de uma rica programação cultural durante o ano inteiro.

O Centro Histórico de Paraty, maior e mais harmonioso conjunto arquitetônico colonial do Brasil, reúne, entre 33 quarteirões, cerca de 400 construções preservadas. Primeiramente habitada pelos índios Guaianás, Paraty foi povoada entre os séculos XVI e XVII, e a cidade, fundada* em 28 de fevereiro de 1667. O local desenvolveu-se como entreposto comercial para o escoamento de ouro, diamantes e outras riquezas vindas de Minas Gerais e São Paulo, pelo chamado Caminho Velho da Estrada Real, o Caminho do Ouro.

Ainda hoje podemos caminhar pelas montanhas da Mata Atlântica e ver de perto o preservado calçamento original de pedras construído entre os séculos XVII e XIX.

Paraty passou pelo ciclo do ouro e posteriormente pelo ciclo da cana-de-açúcar, reunindo até 12 engenhos de açúcar e mais de 150 alambiques produtores de cachaça. Mais tarde, passou pelo ciclo do café e, hoje, Paraty vive o ciclo do turismo, atividade que representa cerca de 80% da economia da cidade.

*Mais um pouco de história

Através da Carta Régia assinada por Dom Afonso VI, datada de 28 de Fevereiro de 1667, o rei reconhece a Emancipação Política Administrativa de Paraty, elevando o povoado à condição de Vila, passando a ser denominada de Villa de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty.

O movimento popular surgido em 1660 contra a subordinação política de Paraty à Angra dos Reis, só se faz reconhecida sete anos depois, data em que Paraty comemora os seus 345 anos de autonomia.

..

Além de praias selvagens a urbanas existem várias opções de atividades inesquecíveis, como vela, canoagem, pesca esportiva, surfe, mergulho, divertidos passeios de saveiro ou requintados e exclusivos passeios de lancha.

Paraty, 345 anos de um cenário perfeito de uma realidade imperfeita, essa é uma das cidades mais belas e acolhedoras do Brasil.

Parabéns  cidadão paratiense!

Flip 2012 irá homenagear Carlos Drummond de Andrade [leia_mais]

 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *