Dicas & Destinos

O descanso eterno das celebridades em Paris

No clima da quinzena “Paris Embarque na Viagem”, estamos produzindo alguns posts curiosos sobre a cidade luz que muitas pessoas não têm conhecimento. Este post é mais um bom exemplo do que estou falando. A maioria das pessoas só conhece os pontos turísticos mais famosos ou aqueles que saem mais nas revistas e jornais e acabam deixando de conhecer outros muito interessantes, curiosos e até mesmo inusitados, como no caso da visita às Catacumbas de Paris ou a visita aos cemitérios de Paris que guardam verdadeiras obras de arte em seu interior. E é sobre isso que vamos falar um pouco agora. Separamos algumas celebridades (de verdade) que estão repousando em seu descanso eterno nos mais belos  cemitérios da cidade luz.

Apesar de parecer um pouco mórbido, a visita de cemitérios como Père Lachaise, Passy ou Montparnasse tem se tornado atração turística devido aos nomes mais conhecidos da nossa História estarem por lá.

Aqui estão algumas das tumbas mais conhecidas e visitadas:

1-      Allan Kardec: Cemitério de Père Lachaise
Este é sem dúvida um dos lugares mais visitados pelos brasileiros, que  sempre deixam suas mensagens e flores para o criador da doutrina espírita. É muito comum nessas mensagens, notas de agradecimento e resignação por diversas situações. Isso deve-se ao fato de que no “Kardecismo” esses aspectos são profundamente estudados e compreendidos. Ao lado da tumba existe um busto simples de Allan Kardec.

2-      Edith Piaf: Cemitério Père Lachaise

Nascida em Paris, Edith Piaf tornou-se um dos maiores nomes da canção francesa e universal. Amada por um público que nunca deixou de ser renovado através das gerações, ela é o símbolo do amor cantado e vivido em sua essência visceral. Nasceu em um bairro popular de Belleville em 1915, bem próximo ao cemitério onde ela foi enterrada em 1963 numa tumba negra e sombria.

3-      Fréderic Chopin: Cemitério Père Lachaise
Nascido na Polônia em 1810, o compositor clássico morre em Paris em 1849. Sua tumba é ornada com uma estátua da musa de Érato e de um busto do compositor.

4-      Oscar Wilde: Cemitério Père Lachaise
Morto em Paris no ano de 1900 com apenas 46 anos, o escritor de O retrato de Dorian Gray conservou seu sarcasmo até no seu leito de morte. Impossível perder sua tumba, esculpida por Jacob Epstein.

5-      Charles Baudelaire: Cemitério de Montparnasse
O poeta francês, que nasceu e morreu em Paris chocou todos com seu livro Les fleurs du mal de 1857. Dez anos depois, com apenas 46 anos Baudelaire morre.

6-      Jim Morisson: Cemitério Père Lachaise
O célebre cantor do The Doors passa seus últimos meses em Paris,onde ele morre acidentalmente em 1971. Seus admiradores vem de todos os lados do mundo para cobrir de flores sua tumba.

7-      Sartre e Simone de Beauvoir: Cemitério de Montparnasse
Unidos na morte como na vida, mesmo que eles nunca tenham vivido juntos, a tumba do casal de filósofos é de uma simplicidade absoluta e inspiradora.

8-      Guy de Maupassant: Cemitério de Montparnasse
Autor de romances inesquecíveis, o escritor morreu em Paris em 1893. Sua tumba é coberta de uma vegetação luxuosa e ornada com uma escultura.

9-      Marcel Proust: Cemitério Père Lachaise
O grande romancista francês nasceu em Paris em 1871 e morreu em 1922, ele foi enterrado numa tumba da família.

10-   Édouard Manet: Cemitério de Passy
Nascido em Paris em 1832, Manet ,um dos maiores nomes da escola Impressionista morreu em 1883, deixando mais de 400 pinturas. A mais celébre delas Le Dejeuner sur l´herbe, hoje exposto no Musée d’Orsay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *